sexta-feira, 10 de julho de 2009

PROCURAM-SE AVENTUREIROS







Participe você também do jogo mais emocionante do planeta.

O ABC DO RPG
Guia para jogador iniciante.

Com esse guia você pode se iniciar nos jogos de Role Playing Games (RPG).
Ele apresenta as regras básicas, explica as funções do mestre e dos personagens e esclarece duvidas sobre rolagem de dados, combate dano e uso de magias.
É seu passaporte para um mundo de aventuras!

Vamos imaginar uma cena como esta:

È noite.Você está caminhando pela rua levando seu cão para passear. Há pouco movimento de carros e de pessoas; todos estão em suas casas, jantando ou vendo tevê. Apenas de um bar, na esquina, a poucos metros, se escutam vozes. Alguns caras estão jogando bilhar e tomando cerveja. Ao passar diante de uma velha casa, circundada por um jardim malcuidado, seu cão rosna ameaçadoramente. Em seguida começa a latir, furioso. Você tenta detê-lo, mas ele insiste em avançar para além do portão, para algo que somente ele enxerga nas sombras. Então você também olha com atenção para o misterioso jardim e vê o que assusta seu cão. Um ser medonho está ali, olhando para você enquanto sai de um buraco no chão. Seu cão late furiosamente, agita-se e avança para o portão entreaberto, de repente, você não consegue mais impedi-lo.Ele pula para frente, rompe a correia que o segurava e parte em direção ao ser horrendo.







Exemplo de Criatura (Bicho Papão)




O que você faz?




Você pode reagir a essa situação de vários modos. Por exemplo: sair correndo e pedir ajuda para um cara no bar. Vencer o medo e tentar salvar o seu cachorro, nates que o monstro o ataque.
Fugir apavorado, gritar, ou fazer qualquer outra coisa que imagine ser a melhor decisão naquele momento.

Qualquer ação escolhida trará conseqüências para você e para os demais personagens da historia.



1º.Escolher sua ação imaginaria;


2º.Calcular suas chances de derrota ou vitória;


3º.Estar sempre pronto para aceitar as conseqüências de suas decisões e ações são os pontos fundamentais para você entender e jogar RPG!



RPG não é um vídeo game nem um jogo de tabuleiro. É o jogo de imaginação mais interessante do que qualquer outro que você já conhece. Cenários fabulosos, magos com poderes extraordinários, criaturas horrendas que ameaçam bravos guerreiros, reis em combate para conquistar mais poder, dragões que guardam tesouros incalculáveis, nesse mundo de aventuras irresistíveis não há lugar para o tédio. E onde está você?

Bem no Meio da Ação!

RPG (sigla para Role Playing Game) é uma espécie de teatro entre amigos. Cada um pode interpretar qualquer personagem de uma aventura imaginaria. Quando você representa um personagem já está jogando. Suas ações e reações na aventura serão sempre imaginarias e você deve usar a criatividade para resolver problemas ou escapar de situações difíceis que ocorrem durante o jogo.
Você verá como é divertido e emocionante estar no centro da...

Ação!


Este guia pretende ajudá-lo a entender as regras básicas do rpg, o papel do mestre, a rolagem de dados ataque e defesa de personagem, como utilizar o material de apoio, e também dar dicas de onde caminhar para se tornar um jogador habilidoso.
Lembre-se que em Role Playing Game você certamente adquire experiência a cada nova aventura.
Quanto mais você joga, mais esperto fica.
Para começar uma partida de RPG, basta ter em mãos uma aventura pronta e juntar alguns amigos. Um deles será o mestre!

Mas vamos logo avisando...

Ser mestre é um desafio muito interessante! Por esse motivo recomendamos que você e seus amigos se revezem nessa função.
Isso dá a todos a chance de experimentar como é.

Eu Quero Ser o Mestre!

Então se prepare. Você precisa ter varias habilidades. O mestre é uma espécie de Juiz, o cara que vai conduzir a aventura. Ele deve entreter os jogadores. Precisa conhecer as regras do jogo, a aventura que irão jogar, como são os personagens (o que eles podem ou não fazer), que equipamentos estão usando. É ele quem descreve as cenas da aventura, cria o clima, fornece os detalhes de cada ação na historia, dá alternativas aos participantes.
Ele diz aos jogadores o que eles podem ver, sentir e ouvir nas diferentes situações do jogo. Tem o desafio de dificultar ou facilitar as coisas, deixando a aventura sempre emocionante. Também interpreta os monstros que os jogadores encontrarão pelo caminho.Ele deve aplicar as regras, como um juiz de futebol, definindo o que aconteceu cada vês que o personagem executa uma ação. Também determina se essa ação foi bem ou malsucedida.


Mestre dos Magos ( Caverna do Dragão)


Já desistiu?

Mas existem compensações! Você ficara famoso após conduzir seus heróicos jogadores pelos caminhos da aventura.Alem disso, é o mestre quem distribui os prêmios aos jogadores, quem revela quantos pontos cara um conseguiu no final da missão.Ele analisa e julgaquem se deu bem ou mal.E o mais importante.é ele quem vai divertir os jogadores .Vale lembrar que o Mestre também se divertirá, pois só ele conhece as surpresas que aguardam os jogadores durante a aventura.



Eis os cinco mandamentos para ser um bom mestre.
Leia e siga-os!


1º-Prepare-se! Leia a aventura antes de jogar. Conheça bem a historia que irá comandar. Saiba tudo sobre ela, como se fosse sua própria vida: monstros, armas, itens mágicos, o que pintar. Disso depende o sucesso de seu reinado como Mestre.



2º-Seja justo!Nunca favoreça determinado jogador nem implique com outro só porque ele se parece com aquele cara que você odeia. Durante a partida, todos podem ter boas e divertidas idéias. Use o seu poder com sabedoria.



3º-Concorra ao Oscar! Todos os participantes de um jogo de RPG precisam fazer de conta que são os personagens que representam, devem interpretar. Interpretar um personagem significa falar e agir como ele. Se você disser que é um mostro faminto por fígado humano com voz de menininha desamparada, o Maximo que conseguira dos jogadores será um sorriso amarelo. Portanto, nada de inibições.Vá lá e faça o seu papel!



4º-Seja criativo! Algumas idéias poderão fazer de sua aventura algo bem interessante. Propomos, a utilização de trilhas sonoras figuras e desenhos que ilustrem a composição do ambiente onde o jogo terá lugar. Alem disso você que irá representar alguns personagens incrementá-los, fazendo uso de acessórios de figurino como capas, chapéus e espadas. A turma vai se impressionar com seu talento.



5º-Dê um tempo, cara! Às vezes o jogo perde o rumo. Os jogadores se desinteressam ou fazem o que você não havia previsto. Nessa hora desista de ser um chato dizendo que isso pode ou não pode ser feito e que assim você não brinca mais. Se os jogadores derem trabalho, surpreenda-os! Se optarem por uma ação que você não previu, seja esperto bastante para reconduzir a aventura ao ponto que o interessa: invente um novo monstro, uma outra dificuldade, uma maldição qualquer. Abuse de sua imaginação. Quem sabe até uma pausa pra um lanchinho sossegue os aventureiros. Nesse caso, é melhor abastecer a geladeira.


Cão fazendo lanchinho depois de ser salvo e não ser comido pelo monstro do texto acima.

( Afinal se cão faz um lachinho , jogador deve fazer também!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário